cover
Tocando Agora:

Curta a página Rádio Reino Portão no facebook

Pedido de oração? faça aqui!

TV REINO-Aparecerá quando estivermos ao vivo!

Missionários alcançam duas tribos indígenas que matavam bebês no Suriname

Os povos indígenas Wayana e Trio estão sendo discipulados pela missão Trans World Radio (TWR) através de aparelhos de rádio q...

Missionários alcançam duas tribos indígenas que matavam bebês no Suriname
Missionários alcançam duas tribos indígenas que matavam bebês no Suriname (Foto: Reprodução)

Os povos indígenas Wayana e Trio estão sendo discipulados pela missão Trans World Radio (TWR) através de aparelhos de rádio que transmitem a Palavra de Deus.

As tribos Wayana e o Trio residem no Suriname, país na América do Sul que está coberto pela Amazônia, onde existem mais de 100 tribos isoladas. 

Segundo a TWR, em 1961, os missionários Ivan e Doris Schoen se mudaram com seus três filhos em idade pré-escolar para o interior do Suriname para viver entre tribos remotas. 

Superando desafios, o casal fez amizade com os Wayana e o Trio. Os Schoens aprenderam sua língua, os ensinaram a ler e lhes contaram sobre o Deus que os ama e enviou seu Filho, Jesus, para morrer por eles.

Os Wayana e o Trio tinham pouco contato com o mundo exterior e estavam diminuindo em número. Hoje, as tribos que antes matavam 85% de seus bebês, são caracterizadas por famílias saudáveis ​​e estão alcançando outras tribos. 

(Foto: Reprodução)
A família Schoen no início da missão. (Foto: Reprodução/YouTube/TWR)

O mais novo dos Schoens, Tom Schoen, em parceria com as tribos, está trabalhando com a TWR para construir duas estações de rádio na floresta, uma transmitindo em cada uma de suas línguas maternas. 

“O trabalho nas selvas está em andamento. Nossa parceria com Tom Schoen é construir estações de rádio para as tribos indígenas Wayana e Trio que ainda estão nas selvas hoje, a fim de discipular seu próprio povo e evangelizar outros grupos de pessoas”, disse Clay Perry da TWR. 

E continuou: “Eles usarão essas estações de rádio para gravar suas próprias mensagens para discipular seu povo que está em lugares mais distantes. Então, conforme a tribo se dispersa, eles terão esses pequenos rádios transistores, poderão sintonizar e ouvir pregações em sua língua materna”.

“Queremos ser capazes de fornecer todos os meios financeiros que pudermos para que Wayana e Trio continuem este ministério à medida que seu discipulado, se Deus quiser, se expande, as igrejas se expandem, e eles encontram outros grupos de pessoas. Eles precisam de oração para que o Evangelho continue avançando entre seu povo”, acrescentou.

(Foto: Reprodução)
Os indígenas foram alcançados e estão evangelizando outros. (Foto: Reprodução/YouTube/TWR)

Documentário

O testemunho dos Schoens se tornou o primeiro documentário produzido pela TWR que estreou em novembro deste ano, chamado “Lifted: A Dying Tribe Encounters New Life” (“Elevado: Uma Tribo Moribunda Encontra Uma Nova Vida”).

Perry, que é diretor de vídeo da TWR e um dos produtores do filme, disse: “Nosso objetivo é glorificar a Deus levando isso ao maior número possível de pessoas”.

Usando filmagens feitas pela família Schoen desde os primeiros dias, juntamente com entrevistas de membros da família, a produção conta como os Schoens alcançaram as tribos.

O pioneiro Ivan Schoen foi inspirado a servir como missionário através um relato sobre Jim Elliot e quatro companheiros missionários que foram mortos enquanto tentavam alcançar o povo Huaorani do Equador. 

Assista o documentário legendado:

A partir do documentário, Perry espera que mais pessoas sejam inspiradas de forma semelhante pela história dos Schoen:

“Queríamos que algumas pessoas fossem chamadas diretamente para o campo missionário. Sabíamos que havia potencial para isso”.

“À medida que as tribos se dispersam mais profundamente na floresta, elas precisam de oração para que os anciãos continuem a pastorear bem seu povo. Elas também precisam de oração por orientação, discernimento e saúde, enquanto tentam compartilhar o Evangelho com tribos ainda mais remotas. Certamente, eles precisarão da proteção do Senhor lá”, concluiu Perry.