Falar de Dízimo para uma pessoa que está nos caminhos do Senhor a tempos é fácil, pois ela já tem a gratidão em suas veias. Porém para aqueles que ainda estão no começo de sua caminhada com Deus, ou ainda não fazem parte de nenhuma igreja, encontramos várias perguntas a respeito desse assunto:
Quem inventou o dízimo? O dízimo não foi inventado, ele foi instituído por Deus! aparecendo assim nos primeiros capítulos da bíblia: e bendito seja o Deus Altíssimo,
que entregou os teus adversários nas tuas mãos.
E de tudo lhe deu Abrão o dízimo. (Gênesis 14,20).
Isso quebra o argumento de que o Dízimo é algo da lei Mosaica ( lei de Moisés) que veio muitos e muitos anos depois de Abraão.
Algumas pessoas também questionam se o dízimo não seria algo que ficou no antigo testamento; mas isso é fácil de responder porque Jesus em Mateus 5,17 diz o seguinte: Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir.
E em Mateus 23;23. Ele diz que sim o dízimo deve ser observado, mas sem esquecer de agradar a Deus com sua vida, como uma oferta viva.
E por fim, em varias passagens do novo testamento o dízimo é fortalecido pelos apóstolos e discípulos de Jesus.
Quando tomamos essa atitude de fé, o próprio Deus promete nos abençoar, transbordando em nós bênçãos sem medidas ( Malaquias 3:10). Em um ministérios sério, o dízimo é investido na obra de Deus ( aluguel, salários de funcionários, ação social, mídia, propaganda, etc) a fim de que a obra de Deus se mantenha.